Noticias

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO E ESCLARECIMENTO SOBRE O PRODUTO FINANCEIRO “CRÉDITO ÀS CAIXA COMUNITÁRIA”

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) apresentou, no dia 18 de Setembro, na província de Malanje, o seu novo produto denominado “Crédito às Caixas Comunitárias”, destinado ao apoio à produção e investimento das cooperativas agrícolas integradas nas caixas comunitárias ou nas escolas de campo.

Com o Crédito às Caixas Comunitárias as cooperativas podem solicitar até 25 milhões de Kwanzas, podendo liquidar em 60 meses, com uma taxa de 3% ao ano e atribuição de 6 meses de carência.

Na ocasião, a Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisberta Francisco, referiu que o “Crédito às Caixas Comunitárias” deriva de uma orientação do Executivo, com a aprovação de medidas de estímulos à economia e dinamização do seu potencial.

 

Segundo a responsável, com o Crédito às Caixas Comunitárias, o FADA pretende “dinamizar o potencial das cooperativas agrícolas disponibilizando o suporte financeiro vital para as respectivas cooperativas, permitindo-lhes expandir a sua produção, adquirir os insumos e os equipamentos agrícolas, melhorar as infra-estruturas, e, acima de tudo, fortalecer o sustento das comunidades rurais”.

“Reconhecemos o trabalho incansável das cooperativas agrícolas e a sua iniciativa em estabelecer as Caixas Comunitárias, que se tornaram fontes essenciais de força e resiliência para os agricultores locais”, disse.

No mesmo dia, o FADA assinou um memorando de entendimento com a empresa Planeta Verde. De modo geral, o memorando estabelece os princípios de cooperação no domínio da agricultura e visa, essencialmente, melhorar o acesso ao crédito, promover a formação e capacitação adequada e aprimorar a assistência técnica aos empreendedores do sector agrícola, com destaque para os produtores familiares de arroz no município do Luquembo, em Malanje.

Os dois momentos contaram com a presença do Director Provincial da Agricultura e Floresta, Carlos Chipoia, em representação do Governador de

Malanje, de responsáveis da empresa Planeta Verde, do Administrador do FADA Renato Baptista, da directora do Gabinete de Marketing e Comunicação, Amélia Escórcio, do director da Área de Negocio, Rui Fonseca, técnicos das diferentes áreas do FADA, do senhor António Domingos Demba Neto, representantes de diferentes cooperativas agrícolas e outras personalidades.