REUNIÃO DE ALINHAMENTO PRODUZ AS PRIMEIRAS RECOMENDAÇÕES REFERENTES À OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA OSI YETU

A construção de estradas rurais, sistemas de irrigação e furos de àgua, para facilitar o acesso aos mercados e melhorar a eficiência da produção agrícola, constam entre as recomendações produzidas na Reunião de Alinhamento Referente à Implementação do Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar “Osi Yetu.

Na reunião, que decorreu, segunda-feira, 24 de Junho, em Caxito, na Província do Bengo, os participantes recomendaram ainda a implementação da rede de Agentes FADA e equipas permanentes (local e central) de acompanhamento e supervisão do Programa Osi Yetu.

A inserção de empresas agrícolas âncoras no processo de monitorização e acompanhamento dos beneficiários de créditos, no âmbito do Osi Yetu, também faz parte da lista de 11 recomendações.

O documento final do encontro, promovido pelo FADA, recomenda ainda a troca de experiência, referente a cadastramento de beneficiários de crédito agrícola, com o Instituto Nacional de Estatísticas e organizações não-governamentais, como a ADRA e o Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Participaram no evento, presidido pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, o Vice-Governador do Bengo, José Bartolomeu Pedro, e representantes dos ministérios das Finanças e da Agricultura e Florestas.

Na discussão, de dimensão nacional, estiveram ainda presentes, directores provinciais da Agricultura, Pecuária e Pescas e directores provinciais do Desenvolvimento Económico e Integrado.