PROGRAMA DE MECANIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LANÇADO NO NAMIBE

Decorreu nesta quinta-feira (25 de Janeiro de 2024), na província do Namibe, o lançamento do Programa do Executivo que visa a Micro-motomecanização da Agricultura Familiar, por meio da disponibilização de equipamentos como kits de motocultivadores, tractores, entre outros.

Na cerimónia, presidida pelo Ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, foram entregues 20 motocultivadores e 4 tractores com os devidos acessórios, tendo como beneficiados cooperativas dos municípios de Moçâmedes, Tômbwa, Bibala, Virei e Camucuio.

O referido programa do Executivo que é operacionalizado pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), tem como objectivo promover a micro-motomecanização da Agricultura Familiar e assim fomentar e maximizar os níveis de produção e produtividade, bem como contribuir para a segurança alimentar em Angola.

A cerimónia oficial teve a participação da Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, e do Governador da Província do Namibe, Archer Mangueira. Estiveram ainda presentes os Administradores Executivos do FADA, Renato Baptista e Saidy Fernando, entre outras individualidades.

O programa prevê que os equipamentos sejam cedidos na modalidade de crédito, estando previsto que o pagamento do financiamento ocorra ao longo de quatro anos, com um ano de carência de capital e nove meses de carência de taxa de juros. A taxa de juro varia entre 1 e 3%. Os valores também variam de acordo com o tipo de equipamento, atingindo um máximo de 50 milhões de kwanzas para os tractores e 10 milhões de kwanzas para os motocultivadores e motobombas.

De acordo com a PCA do FADA, os beneficiários poderão reembolsar o crédito com dinheiro ou com produtos agrícolas. A iniciativa do Executivo é de âmbito nacional, abrangendo, nesta primeira fase, oito províncias, designadamente Namibe (que acolheu o acto de lançamento do programa), Bié, Benguela, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Malanje e Uíge.

“Para operacionalizar o Programa, o FADA criou o produto Crédito ao Investimento em Equipamentos, que consiste na aquisição de equipamentos que são, posteriormente, distribuídos a cooperativas agrícolas, em forma de crédito”, esclarece Felisbela Francisco.

A responsável revelou ainda que, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), o FADA, no âmbito da responsabilidade social, vai implementar a Escola Itinerante de Motomecanização, para formar jovens de diversas comunidades em operacionalização, manutenção e reparação de equipamentos que estão a ser distribuídos aos agricultores.