PCA DO FADA PARTICIPA NO III CONSELHO TÉCNICO CONSULTIVO DO IDA - REFORÇO À AGRICULTURA FAMILIAR NO TOPO DA AGENDA

A Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), Felisbela Francisco, participou hoje, 14 de Novembro, da Cerimónia de abertura do III Conselho Técnico Consultivo do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), que corre até o dia 15 na localidade da Funda, em Luanda.

Sob o lema “Agricultura Familiar, o baluarte da Economia e da Segurança Alimentar”, o evento reafirma o papel central da agricultura familiar na economia e segurança alimentar do país.

Em declarações à imprensa, Felisbela Francisco realçou a importância do financiamento concedido pelo FADA ao sector que possibilitou alcançar várias agriculturas e cooperativas no país.

“Fruto dos financiamentos disponibilizados pelo FADA, mais de 3.370 famílias já foram beneficiadas, somando um investimento superior a 33 mil milhões de kwanzas”, afirmou.

 

A PCA sublinha que esses recursos são essenciais para fortalecer a actividade agrícola familiar, promovendo maior estabilidade económica e social.

“É um esforço que o executivo tem feito por meio de instituições como o FADA e o IDA para apoiar os segmentos da agricultura familiar que muito precisa desses recursos para alavancar a sua atividade agrícola”, vincou.

Ao abordar o Financiamento à Mecanização Ligeira, a PCA do FADA explicou que esta iniciativa faz parte do Programa Osi Yetu – Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar – focado na aquisição de equipamentos agrícolas.

Até ao momento, o programa já financiou mais 361 equipamentos, representando um investimento de superior a 7 mil milhões de kwanzas, contribuindo para a modernização e aumento de produtividade dos agricultores.

Felisbela Francisco lembrou ainda da Linha de Apoio à Comercialização, outra vertente de financiamento do FADA, que visa facilitar o escoamento dos produtos agrícolas. Esta linha possibilita a aquisição de meios de transporte, como carrinhas com capacidade para transportar até 3 toneladas e motas de três rodas, proporcionando aos pequenos produtores mais eficiência na distribuição de seus produtos e melhor acesso aos mercados.