PCA DESTACA NA HUÍLA VANTAGENS PARA MECANIZAÇÃO DA AGRICULTURA COM TAXA DE JUROS DE 1% - "MELHOR DO QUE ISSO NÃO EXISTE"

A Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), Felisbela Francisco, destacou hoje, dia 29 de Outubro, na Província da Huíla, a importância da mecanização na agricultura, sublinhando que a taxa de juros de 1% do Programa de Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar é praticamente simbólico, comparado com as taxas praticadas no país.

Para o PCA, que discursava no acto de entrega de equipamentos agrícolas às cooperativas do Município da Matala, “melhor do que isso não existe”, ressaltando que este é o melhor imposto do mercado.

Com esta acção, o FADA reforçou a Província da Huíla com mais 5 tractores, avaliados em mais de 255 milhões de kwanzas, no âmbito da iniciativa de Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar, uma das 14 iniciativas da OSI YETU.

Este programa, segundo a PCA, “consiste em facilitar a aquisição de equipamentos agrícolas por via de financiamento bonificado. Estes equipamentos incluem tractores, mini-tractores e motocultivadoras”.

Porquê bonificado? Devido aos termos e condições de acesso ao financiamento do produto financeiro ‘Crédito ao Investimento de Equipamentos Agrícolas’, que permite ao agricultor adquirir uma máquina com a possibilidade de efectuar o pagamento em cinco anos, a uma taxa de juros de 1%.

A PCA lembrou que só no perímetro irrigado da Matala, o FADA tem financiado mais de 98 agricultores através do Memorando de Entendimento com a Cooperativa Cwam, e espera que este número possa crescer nos próximos tempos. “Queremos apoiar todos aqueles que queiram trabalhar”, finalizou.