FUNDO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DO SECTOR PETROLÍFERO REFORÇA OSI YETU

O Secretário de Estado do Petróleo e Gás, José Barroso, anunciou, nesta segunda-feira, 23 de Setembro, um fundo orçado em um milhão de dólares, para apoiar projectos agrícolas.

José Barroso fez o anúncio durante o discurso de encerramento do Acto de Assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG).

O valor (um milhão de dólares) vai servir para fortalecer o componente financeiro do Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar, também denominado por Osi Yetu, de acordo com o esclarecimento prestado aos jornalistas pelo Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), Felisbela Francisco, no final do evento.

 

O fundo enquadra-se na parceria entre a instituição financeira não-bancária e a agência reguladora do sector petrolífero, gás e biocombustíveis. “Beneficiará milhares de famílias angolanas dedicadas à agricultura familiar”, reiterou Felisbela Francisco.

O encontro, afirma a responsável, reveste-se de grande importância, tendo em conta as orientações estratégicas e medidas adoptadas pelo Executivo no sentido de impulsionar a produção nacional e estimular a economia, para as quais todas as instituições do Estado têm um papel vital a desempenhar.