FADA VIABILIZA FINANCIAMENTO PARA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA NA PROVÍNCIA DE LUANDA

 

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) realizou, no sábado, 26 de Outubro de 2024, um importante financiamento de 14 equipamentos agrícolas para cooperativas e agricultores familiares da Província de Luanda.

O acto de entrega formal decorreu no 2° dia Feira da Produção Agrícola, no Município do Icolo e Bengo marcou o arranque do Ano Agrícola 2024-2025 na capital do país.

Foram financiados seis motocultivadores e oito tractores, avaliados em mais de 449 milhões de kwanzas, disponibilizados na modalidade de crédito. Este financiamento enquadra-se no Projecto de Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar, parte do programa Osi Yetu – Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar.

No acto de entrega a Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, reiterou que “a responsabilidade no uso dos equipamentos e o compromisso com o reembolso do financiamento são essenciais”.

Por outro lado, sublinhou que a Província de Luanda já conta com 904 créditos aprovados pelo FADA, somando mais de cinco mil milhões de kwanzas, dos quais 888 já foram desembolsados, totalizando 5.700.379.415 kwanzas.

O financiamento dos equipamentos para mecanização agrícola tem um prazo de reembolso de cinco anos, com um ano de carência de capital e nove meses de carência de juros, aplicando-se uma taxa de juro de 1 a 3%. Para além dos equipamentos, as cooperativas poderão ainda solicitar apoio do Patec (Programa Tecnológico), um fundo de maneio adicional no valor de cinco milhões de kwanzas.

O evento contou com a presença do Vice-governador Provincial de Luanda para o Sector Económico, Jorge Miguêns Augusto, Directores do FADA, para além de altos funcionários do Governo Provincial, representantes do Ministério da Agricultura e Florestas e outros convidados.