FADA REFORÇA FINANCIAMENTO PARA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA NA PROVÍNCIA DO BENGO

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) reafirma o seu compromisso com a mecanização da agricultura familiar, destinando mais 410 milhões de kwanzas para o financiamento de 12 novos equipamentos agrícolas às cooperativas no município dos Dembos, província do Bengo.

Este financiamento faz parte de um conjunto de iniciativas enquadradas no Programa de Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar, que até ao momento já permitiu o financiamento de mais de 291 equipamentos, promovendo a modernização e eficiência no sector agrícola.

A Presidente do Conselho de Administração da FADA, Felisbela Francisco, destacou esta sexta-feira, 11 de outubro, no Bengo, que o fundo já investiu mais de 5 mil milhões de kwanzas no fortalecimento das cooperativas e da agricultura familiar em várias regiões do país . 

Estes investimentos estão previstos com o objectivo de aumentar a capacidade produtiva, reduzir a dependência de ferramentas manuais e preparar o país para uma produção agrícola mais eficiente e competitiva.

 

 

Os equipamentos são distribuídos a todos os beneficiários que cumpram os requisitos para o acesso ao crédito, desde que possuam os documentos em ordem, garantindo que as cooperativas e agricultores familiares possam maximizar a utilização dos recursos financeiros disponíveis.

O Ministro da Agricultura, António Francisco de Assis, salientou o potencial de culturas como a mandioca, o arroz, o milho e o trigo, e a importância da transformação destes produtos para agregar valor, aumentar a competitividade internacional e reduzir os custos com custos.

Com o reforço financeiro do FADA e a aposta nas novas tecnologias, o país espera alcançar um crescimento de até 7% na produção agrícola durante a campanha 2024-2025, aberta oficialmente esta sexta-feira, na província do Bengo.