FADA REFORÇA FINANCIAMENTO À MECANIZAÇÃO LIGEIRA NA HUÍLA COM MAIS EQUIPAMENTOS

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) continua a sua missão de contribuição para a agricultura familiar com o reforço do financiamento à mecanização ligeira na Província da Huíla, desta vez com mais 5 Tractores e seus complementos para cooperativas do Município da Matala.

Estes equipamentos foram entregues, hoje dia 29 de outubro, pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, durante a abertura formal da Campanha Agrícola 2024-2025 nas terras do Cristo Rei.

A PCA do FADA reafirmou a intenção da instituição que dirige em tornar cada vez mais mecanizada a agricultura no país.

A iniciativa, enquadrada no Osi Yetu – Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança, visa melhorar a capacidade de produção das cooperativas e agriculturas familiares promovendo um sistema agrícola mais eficiente e sustentável.

Este financiamento é um reforço de equipamentos que a FADA efectua nesta parcela do país. Com isso, a FADA reafirma o seu compromisso com a construção de uma agricultura familiar sustentável, essencial para o crescimento económico e bem-estar social das comunidades locais, na Huíla.

 

A mecanização ligeira traz vantagens fundamentais, permitindo aos pequenos agricultores alcançar maiores áreas de cultivo com menor exercício físico. O financiamento foi desenhado para facilitar o acesso a equipamentos essenciais, com taxas de juros que variam de 1 a 3% que, de outra forma, seriam inacessíveis para famílias muitas camponesas.