- (+244) 222 706 699
- correspondencia@fada.gov.ao
- Seg - Sex: 08:00 - 16:00
FADA PROCEDE À ABERTURA DO PRIMEIRO CICLO DE FORMAÇÃO DA ESCOLA ITINERANTE DE MECANIZAÇÃO LIGEIRA NO HUAMBO
- July 9, 2024
- 12:16 pm
- No Comments
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) procedeu, segunda-feira, 8 de Julho, na Província do Huambo, à abertura do primeiro curso de reparação e manutenção de tractores e motocultivadores, no âmbito do projecto Escola Itinerante de Mecanização Ligeira.
O discurso do Acto de Abertura coube ao Ministro da Agricultura e Florestas, António Assis, que esteve ladeado da Governadora Provincial do Huambo, Lotti Nolika e do Administrador Municipal do Bailundo (município que acolheu o evento), Irineu Sacahala, bem como do Administrador Executivo do FADA, Renato Baptista.
Este primeiro ciclo de capacitação tem duração de 15 dias úteis e abrange 46 jovens, provenientes dos diferentes municípios da província do Planalto Central de Angola.
A formação vai combinar teoria e prática mecânica, mas também uma componente de empreendedorismo. Pretende-se que os beneficiários tenham habilidades essenciais para se tornarem agentes de transformação nas suas comunidades, promovendo assim um impacto significativo no desenvolvimento económico e social local.
Sabino Sapato Chionga é um dos jovens beneficiário e mostrou-se satisfeito com o projecto. “Gostaria que mais jovens, tal como eu, fossem também capacitados em mecânica de tractores, porque esta formação nos vais permitir trabalhar e sustentar as nossas famílias”
Já Hermenegildo Kapalandanda, outro beneficiário, congratulou-se com a iniciativa do FADA. “Vou dedicar-me muito a esta formação. É uma boa oportunidade que nos estão a dar. Por isso, agradeço ao FADA por este gesto”.
A formação também abrange mulheres e Odeth Chiteculo é uma das formandas. “É um pouco raro as meninas fazerem formação de reparação e manutenção em mecânica, mas eu decidi fazer este curso porque quero fazer a diferença. Aconselho outras mulheres a fazerem também este curso”, apela, visivelmente alegre.
Enquadrado no Programa Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar “Osi Yetu”, o projecto Escola Itinerante de Mecanização Ligeira prevê formar 4 mil jovens em todo o país, abrangendo numa primeira fase, oito províncias, designadamente, Huambo, Huíla Bié, Benguela, Cuanza-Sul, Malanje, Namibe e Uíge.
O FADA implementa a iniciativa com o apoio do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), responsável pela administração do curso, do Instituto Desenvolvimento Agrário (IDA) e dos governos provinciais.