FADA FINANCIA MOTOCULTIVADORES E TRACTORES A COOPERATIVAS AGRÍCOLAS DA PROVÍNCIA DO CUANZA-NORTE

Agricultores familiares da Província do Cuanza-Norte, integrados em cooperativas agrícolas, foram neste sábado, 21 de Setembro de 2024, financiados com equipamentos agrícolas motorizados, pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).

Provinciais de diferentes municípios daquela província, localizados a Norte das margens do Rio Kwanza, os agricultores receberam um total de 17 equipamentos agrícolas, designadamente, dez motocultivadores e sete tratores.

O acto formal de entrega dos insumos agrícolas teve lugar no Município do Cazengo, tendo sido presidido pelo Governador Provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, ladeado pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco.

Os beneficiários deverão efetuar o reembolso do financiamento num período de cinco anos, com taxas de juro que variam de 1 a 3%. De acordo com os termos do contrato, os beneficiários podem pagar com dinheiro ou com bens alimentares do campo da sua própria produção agrícola.

 

A delegação do FADA, liderada por Felisbela Francisco e integrada pelo Administrador Executivo, Renato Baptista, e directores da instituição financeira, deslocou-se ao Cuanza-Norte, dois dias depois de ter cumprido a mesma missão no Leste de Angola (Moxico, Lunda- Sul e Lunda-Norte), no âmbito do Programa Executivo de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar (Osi Yetu).

Fomentar e maximizar os níveis de produção e produtividade dos agricultores familiares, bem como promover a modernização das práticas agrícolas específicas dos objectivos do Programa.

Com a implementação do Osi Yetu (segmento de Mecanização Ligeira), o Executivo pretende ainda capacitar os produtores de Agricultura Familiar e contribuir para a segurança alimentar no país. A iniciativa é de âmbito nacional e abrange todas as províncias, evitando-se financiar, até 2026, um total de três mil equipamentos agrícolas.