FADA FINANCIA KITS PARA FORMANDOS DA ESCOLA ITINERANTE DE MECANIZAÇÃO LIGEIRA

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) vai financiar kits (ferramentas de mecânica) para os técnicos formados pela Escola Itinerante de Mecanização Ligeira.

A informação foi avançada, na terça-feira, 6 de Agosto de 2024, pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, durante a apresentação do Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar “Osi Yetu, no Sessões Temáticas.

No evento, promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Felisbela Francisco explicou ainda que a Escola Itinerante de Mecanização Ligeira é um projecto de responsabilidade social do FADA, enquadrado no Osi Yetu.

A Escola Itinerante administra curso de reparação e manutenção de tractores e motocultivadores, contemplando também conhecimento de empreendedorismo.

Na medida em que forem concluindo a formação, os recém-formados vão criar brigadas de mecânica para reparação e manutenção dos motocultivadores e tractores que estão  a ser financiados pelo FADA a cooperativas agrícolas.

Numa primeira fase, o curso itinerante chegou já às províncias do Huambo, Namibe, Huíla e Malanje, beneficiando cerca de 300 jovens (homens e mulheres). Bié, Benguela, Cuanza-Sul e Uíge são as próximas províncias beneficiárias, totalizando oito. Pretende-se formar mais de quatro mil jovens, em todo o país, até 2026.