Noticias

ng1075666

FADA financia cooperativas agrícolas na Quissama

Para estimular a produção agrícola e aumentar a renda dos produtores locais, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), vai financiar as cooperativas agrícolas no município da Quiçama, província de Luanda, com um valor de até 25 milhões Kz cada.

Segundo o administrador executivo do FADA, Manuel Pedro, que falava à margem de um Fórum sobre Oportunidades de Negócios para a juventude nos sectores da agricultura e comércio, o Fundo está aberto a propostas de projectos para financiamento.

O responsável acrescentou que o financiamento é reembolsável por um período que vai de um a cinco anos, a uma taxa de juro de 3%. De acordo com o gestor, as iniciativas individuais não estão excluídas, sendo que as mesmas podem beneficiar de um financiamento de até 40 milhões Kz, dependendo do tipo de projecto apresentado.

Manuel Pedro explicou que nos últimos cinco meses, isto é, de Dezembro de 2020, até Abril do corrente ano, a instituição garantiu o financiamento de cerca de 400 milhões Kz a sete cooperativas bem como as iniciativas individuais.

“O montante disponibilizado pelo FADA destina-se ao financiamento de bens e serviços directamente relacionados com a actividade produtiva, visando promover a economia de custos de produção, aumento da produtividade e da renda das famílias”.

Segundo o administrador executivo da instituição, este financiamento visa o cumprimento dos objectivos do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) e do Plano de Desenvolvimento de Médio Prazo do Sector Agrícola, aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pescas.

Fonte: Jornal  Expansão / Edição 623 / Sexta-feira, dia 7 de Maio de 2021.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *