- (+244) 222 706 699
- correspondencia@fada.gov.ao
- Seg - Sex: 08:00 - 16:00
FADA FINANCIA COOPERATIVAS AGRÍCOLAS DE EX-MILITARES E 135 FAMÍLIAS NO CUANDO-CUBANGO
- December 28, 2023
- 9:41 am
- No Comments
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) vai financiar a produção agrícola de 135 famílias camponesas, no Cuando-Cubango. Para assegurar o financiamento, foi assinado, na sexta-feira, 22 de Dezembro, um Memorando de Entendimento entre o FADA, as 135 famílias, organizadas numa cooperativa, e a Fazenda Videl, que vai actuar como a empresa âncora.
Cada família terá um financiamento de cinco milhões de kwanzas, o que totaliza 675 milhões de Kwanzas, para o aumento da produção de arroz. Com a duplicação da produção, as famílias beneficiadas vão melhorar a autossuficiência alimentar e poderão vender o excedente. Deste modo, poderão, nos próximos três anos, proceder ao reembolso do crédito, com uma taxa de juros de 3% ao ano. Toda as famílias irão beneficiar de 1 ano de carência.
Na presença da Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, e do Governador do Cuando-Cubango, José Martins, o memorando foi assinado pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, e pelo representante da Fazenda Videl, Abel Tchitongua. A Videl terá como principal papel prestar assistência técnica de produção até ao escoamento a todas as famílias envolvidas no projecto.
Ainda no Cuando-Cubango, o FADA assinou um outro Memorando de Entendimento com a Direcção Provincial do Instituto de Reintegração Social dos Ex-Militares (IRSEM), para financiar 13 cooperativas agrícolas, sendo que cada uma terá acesso a um crédito de dez milhões de Kwanzas, correspondente a 130 milhões de Kwanzas. Os ex-militares, agora empenhados na produção agrícola, vão cultivar arroz, massango e massambala.