FADA FINANCIA COOPERATIVAS AGRÍCOLAS DE BENGUELA COM MOTOCULTIVADORES

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário procede, na quinta-feira, 15 de Fevereiro, ao financiamento de 12 motocultivadores e cinco tractores a cooperativas agrícolas da Província de Benguela, no âmbito do Programa do Executivo de Micro-motomecanização da Agricultura Familiar, lançado no dia 25 de Janeiro, na Província do Namibe.

O projecto público visa aumentar a produção e produtividade dos agricultores familiares, por meio da disponibilização de equipamentos, como kits de motocultivadores, tractores e motobombas. Em Benguela, segunda província contemplada, o financiamento vai beneficiar cooperativas agrícolas de quatro municípios, designadamente Balombo, Benguela, Bocoio, Ganda e Lobito.

Na qualidade de operador deste programa, gizado pelo Governo, o FADA adquiriu, por via de um concurso público realizado em Dezembro de 2023, mais de 100 kits de motocultivadores, que agora procede à distribuição, na modalidade de crédito. Os agricultores/beneficiários devem reembolsar ao longo de quatro anos, com um ano de carência de capital e nove meses de carência de taxa de juros.

A taxa de juro varia entre 1 e 3%. Os valores também variam de acordo com o tipo de equipamento, atingindo um máximo de 50 milhões de kwanzas para os tractores e 10 milhões de kwanzas para os motocultivadores e motobombas. Uma outra vantagem de aceder a este programa é a possibilidade de os agricultores/beneficiários pagarem o crédito com dinheiro ou com produtos agrícolas.

A iniciativa é de âmbito nacional, abrangendo, nesta primeira fase, oito províncias, designadamente Namibe, Bié, Benguela, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Malanje e Uíge, estando o FADA a trabalhar em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), responsável pelo processo de selecção dos beneficiários.