FADA FINANCIA 26 COOPERATIVAS AGRÍCOLAS DA PROVÍNCIA DO ZAIRE COM MOTOCULTIVADORES E TRACTORES

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) procedeu, quinta-feira, 22 de Agosto, ao financiamento de 20 motocultivadores e seis tractores a cooperativas agrícolas da Província do Zaíre.

A iniciativa, que se enquadrada no Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar “Osi Yetu”, beneficiou cooperativas dos municipios de Mbanza-Congo, Nóqui, Nzeto, Kuimba, Soyo e Tomboco

Na modalidade de crédito, foram entregues motocultivadores às  cooperativas Kimbele, Nkulu Nsaku, Ndozi, Nsengo yi mbuta, Dobo, Aspar, Luvuvamu e Vuvukyeto, Lussemo RL e Lusalakueno Kemba, Nguizani, Mfumazi, “4 de Abril” e “11 de Novembro”.

Foram ainda beneficiárias as cooperativas agrícolas Vezua, GS Macango e Peid, Lulombe Kungu, Lukata e Kintambe, Moboca Kuvombo, Kuilo, Zola Nsiaku, Tuzolana e Sebastião Abel, bem como a cooperativa Agri Genius.

 

Com esta iniciativa, o Executivo pretende aumentar a produção e produtividade, bem como a rentabilidade dos agricultores familiares. As cooperativas devem reembolsar o crédito durante quatro anos, com taxa de juro entre 1 e 3%, podendo reembolsar o crédito com produtos agrícolas. 

O evento foi presidido pelo Governador da Província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, ladeado da Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco.