FADA E IDA ASSINAM MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) iniciou, esta semana, o processo de disponibilização do financiamento para responder à 194 solicitações apresentadas por cooperativas agrícolas, no âmbito do Crédito às Caixas Comunitárias, que visa dar assistência financeira e técnica à agricultura familiar. O valor global disponível para financiamento no âmbito deste produto é de 5 mil milhões de Kwanzas.

A informação foi avançada pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, por ocasião da assinatura de um memorando de entendimento entre o FADA e o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), que teve lugar, a 7 de Novembro, na sede do Ministério da Agricultura e Florestas.

De acordo com Felisbela Francisco, as dez primeiras solicitações já receberam o finaciamento do FADA. Até ao momento, já foram aprovados 194 pedidos apresentados por várias cooperativas. O valor do crédito às Caixas Comunitárias está fixado em até 25 milhões de Kwanzas.

“Já foram realizadas sessões de esclarecimento sobre o acesso ao financiamento, tendo em conta que o FADA ainda não tem representação regional. Contamos com o suporte do IDA para a recepção das propostas e este remete ao FADA que a nível do Comité de Crédito interno toma a decisão final”, explica a Presidente do Conselho de Administração do FADA.

Em relação ao memorando assinado, a responsável esclarece que “estabelece os princípios gerais da cooperação institucional, entre as partes, no domínio agro-pecuário familiar e visa, entre outros objectivos, melhorar o acesso ao crédito para as cooperativas e associações agrícolas que integrem as caixas comunitárias”.

Enquanto o FADA financia às Caixas Comunitárias, o IDA terá a responsabilidade de munir os beneficiários do crédito com formação e assistência técnica especializada. O Director-Geral do IDA, Felismino da Costa, afirmou que desenvolver uma metodologia para o aumento da produção familiar no meio rural “é um dos maiores desafios, passando pela disponibilização dos insumos e outros equipamentos”.

Pelo FADA assinou o acordo a PCA, Felisbela Francisco, enquanto que pelo IDA assinou o seu Director-Geral, Felismino Costa. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Agricultura e Floresta, João da Cunha, que afirmou que “é com instrumentos desta natureza, como o memorando, que iremos ter um quadro legal mais favorecido para as acções a serem implementadas no apoio técnico, metodológico e financeiro”.