FADA E ANJE ASSINAM MEMORANDO PARA IMPULSIONAR O EMPREENDEDORISMO JOVEM NO SECTOR AGRÍCOLA

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e a Associação Nacional de Proteção e Congregação de Jovens Empresários de Angola (ANJE-Angola) assinaram hoje um Memorando de Entendimento que visa fortalecer o acesso ao financiamento e à assistência técnica para jovens empreendedores no sector agrícola.

O acordo estabelece diretrizes para o financiamento de 200 organizações, entre empresas e cooperativas, que actuam no agro-negócio. Para além do apoio financeiro, o memorando prevê assessoria, assistência técnica, capacitação e acompanhamento aos beneficiários, garantindo a sustentabilidade e o crescimento das iniciativas.

A Presidente do Conselho de Administração (PCA) do FADA, Felisbela Francisco, destacou que o memorando representa um avanço significativo na criação de oportunidades para a juventude. “Tenho a plena certeza de que esta iniciativa fará diferença na vida dos pequenos empresários nesta primeira fase”, afirmou, referindo que inicialmente 20 projectos serão contemplados no âmbito do acordo.

 

 

A PCA do FADA assegurou, por outro lado, que a sua instituição vai financiar apenas projectos elegíveis, ou seja, aqueles que preencham os requisitos exigidos. “Contamos com o suporte da ANJE para garantir o retorno do financiamento e mitigar alguns riscos, como o desvio da finalidade do crédito”, destacou.

Na fase piloto, o programa vai abranger sete províncias: Lunda Sul, Cabinda, Huambo, Benguela, Huíla e Luanda. “A nossa dedicação a este projecto certamente contribuirá de forma positiva para o crescimento e desenvolvimento da agricultura familiar”, reforçou a PCA.

Por sua vez, o Presidente da ANJE-Angola, Alfredo Stelvio Neto Cumbi, ressaltou a importância do empreendedorismo jovem para a dinamização da economia e a redução do desemprego.

O acto de formalização da parceria contou com a presença dos Administradores Executivos do FADA, Saidy Fernando e Renato Baptista, Assessores do Conselho de Administração, Directores do FADA e membros da Direcção da ANJE-Angola.

Com a implementação deste acordo, espera-se uma maior inclusão dos jovens no sector agropecuário, facilitando o acesso ao crédito e promovendo o desenvolvimento de negócios sustentáveis que impulsionem a economia nacional.