FADA CONCLUI PRIMEIRA FASE DE FINANCIAMENTO DE MOTOCULTIVADORES E TRACTORES NA HUÍLA

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) procede, na próxima, terça-feira, 7 de Maio, na Província da Huíla, à oitava sessão de financiamento de motocultivadores e tractores a cooperativas agrícolas.

O evento, que terá lugar no Município da Humpata, marca o encerramento da fase piloto do processo de financiamentos de equipamentos agrícolas disponibilizado pelo FADA, no âmbito da operacionalização do Programa do Executivo de Micro-motomecanização da Agricultura Familiar, lançado no dia 25 de Janeiro, na Província do Namibe.

Na qualidade de operador deste programa, gizado pelo Governo, o FADA adquiriu, por via de um concurso público realizado em Dezembro de 2023, mais de 100 kits de motocultivadores e tractores, que agora procede à distribuição, na modalidade de crédito.

O projecto público visa aumentar a produção e produtividade dos agricultores familiares, combater a fome e a pobreza, bem como garantir a segurança alimentar.

A iniciativa é de âmbito nacional e está orçada, nesta primeira fase, em três mil milhões de kwanzas, abrangendo oito províncias, designadamente, Namibe, Bié, Benguela, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Malanje e Uíge.

O FADA trabalha neste processo em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), responsável pelo processo de selecção dos beneficiários, e com o instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), que assegura a formação dos operadores dos equipamentos.