FADA APROVA PROJECTOS AGRÍCOLAS AVALIADOS EM 25 MIL MILHÕES DE KWANZAS

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) tem uma carteira de 3.086 projectos aprovados, o que corresponde a 25 mil milhões de kwanzas.

Dos 3.086 projectos, 2.117 já receberam o financiamento, e correspondem a mais de 17 mil milhões de kwanzas.

Os números foram apresentados pelo Administrador Executivo do FADA, Renato Baptista, por ocasião do acto formal de financiamento de motocultivadores e tractores a cooperativas agrícolas da Província de Malanje.

Durante o evento, que decorreu no dia 11 de Abril, na comuna de Cambaxi, Renato Baptista reiterou que o FADA prevê disponibilizar, em todo o território nacional, mais de dois mil motocultivadores e 350 tractores.
“Mas isso não impede que alcancemos números mais elevados, tendo em conta os resultados que temos tido das explorações agrícolas familiares”, afirma o responsável.

Nesta primeira fase do Programa do Executivo de Micro-motomecanização da Agricultura Familiar, operacionalizado pelo FADA, Malanje teve um financiamento de 14 motocultivadores e cinco tractores, abrangendo 19 cooperativas agrícolas, dos municipios de Cacuso, Cangandala, Kiwaba Nzonji e Mucari.

O período de abrangência do programa de financiamento de motocultivadores, explica Renato Baptista, converge com o Plano Estratégico do FADA, que atende o trieno 2024, 2025 e 2026.

Cuanza-Sul, Bié, Huambo e Huíla são as próximas contempladas, concluindo as oito províncias (depois de Namibe, Benguela, Uíge e Malanje) seleccionadas nesta fase piloto do financiamento.