- (+244) 222 706 699
- correspondencia@fada.gov.ao
- Seg - Sex: 08:00 - 16:00
FADA apresenta produtos financeiros no Cuanza Sul
- November 22, 2023
- 11:21 am
- No Comments
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) realizou, a 16 de Novembro, mais uma acção de apresentação formal dos seus produtos financeiros, designadamente, Crédito às Caixas Comunitárias, AgroJovem e Crédito Café.
O acto de apresentação foi presidido pela Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, e teve lugar na Província do Cuanza-Sul, concretamente, na Gabela, Município de Amboim. Mais de cem agricultores, entre representantes de cooperativas e associações agrícolas, bem como a título individual, participaram no evento.
Relativamente ao produto financeiro “Crédito às Caixas Comunitárias”, Felisbela Francisco esclareceu que é resultado da implementação de Medidas de Estímulo à Economia emanadas pelo Executivo Angolano, em que o FADA foi incumbido de potenciar com recursos financeiros as Cooperativas ou Associações Agrícolas que estabeleceram Caixas Comunitárias.
Cada Cooperativa ou Associação, aponta a responsável, poderá beneficiar de até 25 milhões de kwanzas, devendo reunir certos requisitos essenciais, como, por exemplo, estarem legalmente constituídas. A nível do Créditos às Caixas Comunitárias, o FADA já aprovou 194 solicitações de financiamento de Cooperativas que constituíram Caixas Comunitárias, nas províncias do Huambo, Bié e Malanje, dos quais 11 já foram desembolsados.
No Cuanza-Sul, o FADA já identificou mais de 90 Cooperativas Agrícolas que criaram Caixas Comunitárias. “Esperamos que outras Cooperativas, especialmente cá na província do Cuanza Sul, sigam esse exemplo, para que possam beneficiar do apoio financeiro do FADA”.
Com o Crédito às Caixas Comunitárias, o FADA pretende impulsionar o potencial das Cooperativas Agrícolas fornecendo suporte financeiro vital para a expansão da produção, aquisição de insumos e equipamentos agrícolas, melhoria de infra-estruturas e, sobretudo, servir de fortalecimento do suporte e sustento das comunidades rurais.
Em relação ao produto financeiro Crédito AgroJovem, a PCA do FADA explicou que é destinado a jovens formados em ciências agrárias ou que tenham vocação para agricultura, residentes em áreas rurais e que desejam empreender no sector agrícola, com projectos viáveis. Cada jovem poderá beneficiar-se, numa primeira fase, de até 5 milhões de kwanzas. O FADA já financiou cerca de 300 jovens nas províncias do Cuando Cubango, Namibe, Cuanza-Norte e Cuanza-Sul, no âmbito do Crédito AgroJovem.
Já o Crédito Café é o produto financeiro do FADA destinado aos actuais e futuros produtores de café que pretendem expandir ou iniciar actividades agrícolas e poderão beneficiar-se de até 50 milhões de kwanzas.