ESCOLA ITINERANTE DE MECANIZAÇÃO LIGEIRA PREVÊ FORMAR MAIS DE 4 MIL JOVENS EM TODO O PAÍS

O Projecto Escola Itinerante de Mecanização Ligeira prevê formar mais de quatro mil jovens, nos próximos dois anos, em mecânica de equipamentos agrícolas.

O projecto, promovido pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), encontra-se já a formar 240 jovens desde o seu lançamento no dia 8 de Julho de 2024, na Província do Huambo.

Trata-se de formandos das províncias do Huambo, Namibe e Huíla, que estão a ser capacitados em reparação e manutenção de tractores e motocultivadores. Em cada curso integram 80 formandos, perfazendo 240. O curso tem uma duração de 15 dias úteis.

A formação vai combinar teoria e prática mecânica, mas também uma componente de empreendedorismo. Pretende-se que os beneficiários tenham habilidades essenciais para se tornarem agentes de transformação nas suas comunidades, promovendo assim um impacto significativo no desenvolvimento económico e social local.

A iniciativa do FADA enquadra-se no Programa do Executivo de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar, também designado Programa Osi Yetu. No entanto, a implementação do curso está na fase-piloto e, além do Huambo, Namibe e Huíla, vai abranger Bié, Benguela, Cuanza-Sul, Malanje, e Uíge, totalizando oito províncias.

O FADA implementa a iniciativa com o apoio do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), responsável pela administração do curso, do Instituto Desenvolvimento Agrário (IDA) e dos governos provinciais.