ESCOLA ITINERANTE DE MECANIZAÇÃO LIGEIRA LANÇA OS PRIMEIROS 80 TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO DE TRACTORES E MOTOCULTIVADORES NO HUAMBO

Formandos da Escola Itinerante de Mecanização Ligeira concluíram, sexta-feira, 26 de Julho, o primeiro ciclo do curso de reparação e manutenção de tractores e motocultivadores, na Província do Huambo.

Este grupo de 80 formandos é o primeiro beneficiário da formação desde que o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) procedeu ao lançamento do projecto, a 8 de Julho de 2024, no Município do Bailundo.

Agora, capacitados, os jovens vão criar brigadas de mecânica, começando um novo ciclo no que se refere aos desafios profissionais e ao auto-emprego. Para ja, a reparação e manutenção de tractores e motocultivadores financiados pelo FADA é uma das responsabilidades dos novos técnicos.

A cerimónia de entrega de certificados e de encerramento do curso foi presidida pelo Vice-Governador Provincial do Huambo, Angelino Elavoco, ladeado do Administrador  Executivo do FADA, Saidy Fernando, e do Administrador Municipal do Bailundo, Irineu Sacahala.

A Escola Itinerante de Mecanização Ligeira prevê formar mais de quatro mil jovens em todo o país e é um projecto enquadrado no Programa do Executivo de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar “Osi Yetu”.

O FADA implementa a iniciativa com apoio do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), do  Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e dos governos provinciais.