FADA FINANCIA 450 RECÉM-FORMADOS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS COM 2,5 MIL MILHÕES DE KWANZAS

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) já financiou 450 jovens vocacionados para agricultura, a nível nacional, com destaque para recém-formados em ciências agrárias.

O financiamento está avaliado em 2,5 mil milhões de kwanzas, desembolsados por via de Crédito AgroJovem, um produto financeiro disponível na instituição pública de apoio ao agronegócio e à agricultura familiar.

Os empreendedores beneficiaram do crédito na sequência de assinaturas de memorandos de entendimento entre o FADA e diferentes instituições de ensino, designadamente, os institutos técnicos agrários das províncias do Cuanza-Norte, do Huambo e da Huíla, bem como a Faculdade de Ciências Agrárias, no Huambo.

 

O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) engrossam a lista de instituições que têm acordo assinado com o FADA, para financiar projectos de jovens dedicados ao agronegócio.

Entretanto, o FADA assinou, também, memorandos de entendimento com várias fazendas e empresas do sector agropecuário, com o objectivo de apoiar as explorações agrícolas familiares, nas provincias do Bié,  Cuando-Cubango,  Huambo e Huíla.

O acordo está a beneficiar mais de mil agricultores, que além de financiamento, garante assistência e escoamento dos produtos cultivados.