COOPERATIVA CWAM JÁ COLHE FRUTOS DO FINANCIAMENTO DO FADA NA PROVÍNCIA DA HUÍLA

CONHEÇA A HISTÓRIA DE DANIEL CHIWALE

O Governo Angolano tem intensificado os esforços para o aumento da produção agrícola, apoiando a sua importância económica e social. O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) surge, nesse processo, como facilitador para o acesso ao crédito com juros que variam entre 1% e 3%, tornando o financiamento viável para os agricultores.

A linha de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) está a gerar resultados positivos, como é o caso de Daniel Chiwale. Em Fevereiro deste ano, recebeu um financiamento de 15 milhões de kwanzas do FADA, depois de cumprir todos os trâmites legais exigidos pela instituição.

Daniel é um exemplo inspirador, com campos agrícolas de mais de 15 hectares, onde cultiva diversos produtos, como batata rena, alho, feijão, cebola, milho e trigo. Na safra de 2023/2024, colheu cerca de 25 toneladas de batata e já está pensando no aumento da produção em 2025.

O projecto no perímetro irrigado da Matala, na Província da Huíla, tem gerado oportunidades para mais de trezentas famílias na região, trazendo prosperidade e melhorando as condições de vida da comunidade.

 

Daniel Chiwale, membro da Cooperativa CWAM, expressa o desejo de obter apoio adicional para adquirir um tractor ou motocultivador, ferramentas que poderiam facilitar ainda mais a produção agrícola e expandir as capacidades da cooperativa.

 

Financiamento da FADA já dá frutos na Província da Huíla

A cooperativa CWAM, localizada na Província da Huíla, está a preparar-se para, a partir de Novembro, escoar mais de 126 toneladas de cebola e a mesma quantidade de alho, além de 27,5 toneladas de feijão e 360 toneladas de tomate. Também estão disponíveis 225 toneladas de batata rena branca, grossa e média. Estes números são resultados do financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA).

Esses números refletem não só o potencial de crescimento da produção agrícola em Angola, mas também o compromisso da cooperativa em atender à demanda local e contribuir para a segurança alimentar do país.

Com o apoio contínuo do FADA, o agricultor e a sua cooperativa têm como objetivo o aumento da produção, promovendo a inclusão e o desenvolvimento económico na região.

Até 30 de Setembro de 2024, o FADA aprovou mais de 3.912 pedidos de crédito, correspondendo a mais de 33 mil milhões de  kwanzas.

 

Foram desembolsados 3.370 créditos, totalizando mais de 28 mil milhões de kwanzas, sendo a Província da Huíla a mais beneficiada.

Juntos pelo Desenvolvimento Agrário.