- (+244) 222 706 699
- correspondencia@fada.gov.ao
- Seg - Sex: 08:00 - 16:00
"CHEGOU A NOSSA VEZ DE BRILHAR" DIZEM AGRICULTORES AO RECEBEREM TRATORES E MOTOCULTIVADORAS DO FADA
- October 25, 2024
- 7:42 am
- No Comments
Para muitos, chegou o tão aguardado momento de ver o seu pedido de financiamento aceite. Várias cooperativas na província de Cabinda receberam das mãos da Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) um trator ou até mesmo uma motocultivadora, meios essenciais para impulsionar a produção e melhorar as condições de trabalho no campo.
No total, foram financiados 22 equipamentos agrícolas incluindo 11 tratores, micro tratores e 11 motocultivadoras, num investimento avaliado em mais de 500 milhões de kwanzas.
Marcos de Jesus, um dos agricultores contemplados, expressou a sua satisfação ao receber o trator referindo que este novo meio de trabalho representa um alívio no esforço físico diário e possibilitará o aumento da produção.
“Fazer o trabalho mecanizado é uma grande valia. Fico muito satisfeito por ter sido contemplado com um trator. Com este meio, vamos poder aumentar a produção agrícola,” disse ele, com otimismo. Marcos explicou ainda que o foco da sua cooperativa é na produção de cereais e ração para animais através do cultivo de mandioca, milho e soja.
Outro beneficiário é a Cooperativa Agropecuária Teresa Mwendo, localizada na comuna de Taluzinze.
André da Cruz, presidente desta cooperativa expressou gratidão e comprometimento em cuidar do equipamento recebido, prometendo trabalhar para reembolsar o financiamento.
“Este é um financiamento e temos de devolver o dinheiro, por isso vamos cuidar bem do meio para ele ter mais vida,” afirmou.
A cooperativa de André espera agora expandir a produção para atingir cerca de 50 toneladas em 2025, utilizando os 54 hectares de terra, dos quais 15 hectares já estão cultivados com batata, jinguba, mandioca, milho e abacaxi.
Em declarações á imprensa, a Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, começou por destacar a importância deste financiamento enquadrado no Programa de Aceleramento da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar, também conhecido como Osi Yetu.
Para a PCA do FADA, Cabinda tem muito potencial agrícola. Nesta parcela do país, o FADA já financiou 15 projectos avaliados em mais 165 milhões de kwanzas. “Estivemos a trabalhar durante dois anos em Cabinda, e observamos o grande potencial da província. Queremos trabalhar alinhados com as instituições locais para triplicar estes números”, explicou.
Felisbela Francisco também detalhou os limites financeiros deste programa de crédito. “Este produto financeiro que é o Crédito ao Investimento em Equipamentos Agrícolas, os limites variam”, disse.
“Os tractores e microtractores têm um limite de até 50 milhões de kwanzas, enquanto os motocultivadores de até 10 milhões de kwanzas. As cooperativas têm duas opções de reembolso: um pagamento directo do valor do crédito ou a devolução em produtos agrícolas”, revelou.
A cerimónia de entrega de equipamentos ocorreu esta sexta-feira, na abertura oficial da Campanha Agrícola 2024/2025 na Província de Cabinda. Contou com a presença da Governadora Provincial e outros membros do seu gabinete.