AGRICULTORES DO HUAMBO RECEBEM FINANCIAMENTO DE MOTOCULTIVADORES E TRACTORES

O 25 de Abril entra na história da agricultura familiar desenvolvida na Província do Huambo. Neste dia, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) procedeu, naquela província, à primeira sessão de financiamento de equipamentos agrícolas modernos e motorizados.

Trata-se de 12 motocultivadores e cinco tractores que foram entregues, na modalidade de crédito, à mais de mil agricultores agrupados em 17 cooperativas.

“Com o tractor que recebemos, vamos aumentar a produção de 35 para 80 hectares”, afirma Regina Isaac, presidente da cooperativa agrícola Elavoco de Mulheres.

Já o presidente da cooperativa Tuapandula Serviço Mota, Guilherme Adelino, contou que foi fácil aceder ao crédito de motocultivador. “Estamos mesmo muito contentes com o trabalho do FADA. Está a ajudar-nos muito”, agradece o agricultor.

 

FADA TRACTORES

A iniciativa do FADA enquadra-se no Programa do Executivo de Micro-motomecanização da Agricultura Familiar. Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ekunha, Longonjo, Mungo e Ucuma foram os municípios contemplados nesta primeira fase do projecto.

Os contratos de financiamento foram assinados pelos presidentes das cooperativas agrícolas e pelo Administrador Executivo do FADA, Renato Baptista.

À Governadora Provincial do Huambo, Lotty Nolika, coube a responsabilidade de entregar as chaves dos equipamentos agrícolas motorizados.

Depois do Huambo, o FADA vai ao Bié e à Huíla levar o financiamento dos equipamentos agrícolas.