AGRICULTORAS DO ICOLO E BENGO BENEFICIAM DO CRÉDITO À MULHER RURAL DISPONÍVEL NO FADA

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) procedeu, terça-feira, 4 de Junho, ao primeiro financiamento de insumos agrícolas a mulheres agricultoras, no âmbito do Crédito à Mulher Rural, o mais novo produto financeiro criado pela instituição.

Trata-se de dois tractores e duas carrinhas, disponibilizadas a cooperativas agrícolas do Icolo e Bengo, na Província de Luanda. Os quites de tractores, com sistema de pulverização e acessórios para amparar a terra, e as carrinhas de cargas, visam aumentar a capacidade de produção e escoamento.

De acordo com a Presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, um dos principais objectivos da instituição é o fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades, o que passa pelo aumento da produção e produtividade, com o emprego de equipamentos agrícolas modernos. A responsável explicou ainda que o acesso ao financiamento é fácil e sem burocracia.

 

FADA 2024 BENGO ANGOLA

“O financiamento do FADA é muito facilitado e resume-se em legalização da parcela de terra, legalização da pessoa jurídica, no caso, cooperativa, empresa ou individual, e o preenchimento do formulário de viabilidade económica, bem como da carta de solicitação de crédito”, explica Felisbela Francisco.

Em nome das beneficiárias, a presidente da cooperativa Tuendi, Margarida Solunga, agradeceu pela iniciativa, garantido que o reembolso do financiamento será feito o mais rápido possível. “Com os meios, vamos aumentar a produção. Fiquem descansados porque vamos trabalhar para devolver os valores do FADA”.

Na Cerimónia de Entrega Formal de Equipamentos e Insumos Financiados pelo FADA à Cooperativas Agrícolas, lideradas por mulheres, estiveram presentes a Administradora Municipal do Icolo e Bengo, Isabel dos Santos, e o Administrador Executivo do FADA, Renato Baptista. O Banco Nacional de Angola (BNA) foi convidado especial, fazendo-se representar pela Administradora Executiva para Inclusão Financeira, Marília Poças.