ACORDOS ENTRE FADA E FAZENDAS ÂNCORAS BENEFICIAM MAIS DE MIL AGRICULTORES FAMILIARES

Mais de mil agricultores familiares beneficiam de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), como resultado de memorandos de entendimento entre a instituição financeira e as fazendas âncoras.

Trata-se de um total de nove memorandos, com destaque para quatro, assinados, designadamente, no Huambo, com a fazenda IALTURC, na Huíla, com a fazenda CWAM, no Bié, com a fazenda Vinevala e no Cuando-Cubango, com a empresa Vibel.
O acordo com a fazenda IALTURC, beneficia cerca de 150 agricultores familiares, que cultivam essencialmente trigo e milho, tendo recolhido, até ao momento, o equivalente a 121 toneladas destes cereais, já vendido à fábrica.
Neste memorando em particular, há o destaque para o facto de que estes beneficiários já se encontram no processo de reembolso do crédito.
Por outro lado, o acordo com a fazenda CWAM permitiu que 99 famílias de agricultores tivessem acesso ao financiamento do FADA, para a produção de cebola, tomate e batata-rena, numa área de 280 hectares, com previsão de colheita na ordem das 3.244 toneladas.

Já na província do Bié, o acordo com a fazenda Vinevala beneficia 230 agricultores que cultivam trigo, numa área de 237 hectares, prevendo-se uma colheita de 284 toneladas do produto.
No Cuando-Cubango, o número de beneficiários, resultante da assinatura do memorando de entendimento com a empresa Vibel, atinge os 420 agricultores, que estão a produzir arroz, milho e trigo, numa área de 1.708 hectares.
Importa referir que os memorandos são assinados como parte da estratégia do FADA de fomento da produção agrária, e os acordos acautelam, entre outras, questões como assistência técnica, monitorização do processo de produção e a compra dos produtos dos agricultores familiares.