PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E REFORÇO DA SEGURANÇA ALIMENTAR
Programa osi yetu
O OSI YETU é programa que visa a Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar, criado com o propósito de enfrentar os desafios de fomento, aceleração e diversificação da produção agropecuária.
O ambicioso programa do Executivo, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Florestas (MINAGRIF) e pelo Minstério das Finanças (MINFIN), enquanto a operacionalização está a cargo do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e dos Governos Provinciais, visa ainda, promover práticas agrícolas sustentáveis, melhorar os níveis de segurança alimentar, nutricional e alcançar a autossuficiência alimentar.
A execução do programa está prevista para o período de 2024-2026, em resposta aos desafios sociais e económicos do contexto actual do país.
O OSI YETU incide principalmente sobre as Explorações Agrícolas Familiares (EAF), caracterizadas pelo uso intensivo e/ou extensivo de mão-de-obra familiar em pequenas parcelas de terra, sendo fundamental para o desenvolvimento dos sistemas agrícolas e pecuários.
Objectivos do Programa
Acelerar a produção e produtividade agropecuária, assim como a produção de produtos florestais familiares orientados para o mercado.
Reforçar os níveis de capacitação técnica e massificar o financiamento ao subsector da agricultura familiar, de forma descentralizada, simples e desburocratizada.
Aumentar o número de empregos, elevar o rendimento das famílias e promover o crescimento económico.
Melhorar os níveis de segurança alimentar e nutricional, alcançando a auto-suficiência em produtos alimentares estratégicos, mitigando situações de vulnerabilidade económica e social.
Fundo de maneio para cobertura dos encargos operacionais da campanha (incluindo custos com o pessoal)
Público alvo
O programa tem como público-alvo as explorações agrícolas familiares organizados em cooperativas, em todo o território nacional.