Após as iniciativas no Namibe e Benguela, o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) realiza, este mês de Março, na Província do Uíge, a terceira sessão de entrega formal de equipamentos agrícolas (motocultivadores e tractores) financiados, no âmbito do Programa do Executivo de Micro-motomecanização da Agricultura Familiar.
Para além dos 15 motocultivadores, as cooperativas agrícolas receberão também, a título de financiamento, 5 tractores e motobombas. Nesta fase inicial, a iniciativa abrange cinco municípios da província do Bago Vermelho (café), nomeadamente, Ambuíla, Mucaba, Negage, Quitexe e Uíge.
A taxa de juro definida para este produto varia entre 1% e 3%. Os valores estão igualmente dependentes do tipo de equipamento, alcançando um montante máximo de 50 milhões de kwanzas para os tractores e 10 milhões de kwanzas para os motocultivadores e motobombas. Outra vantagem de aderir a este programa é a possibilidade de os agricultores/beneficiários pagarem o crédito com dinheiro ou com produtos agrícolas.
Felisbela Francisco, Presidente do Conselho de Administração do FADA, presidirá ao evento, ladeada pelo Governador do Uíge, José de Carvalho da Rocha, e por representantes do Ministério da Agricultura e Florestas. Também marcará presença no evento o Administrador Executivo do FADA, Renato Baptista.
Esta iniciativa de âmbito nacional abrange, nesta primeira fase, oito províncias, nomeadamente Namibe, Bié, Benguela, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Malanje e Uíge, estando o FADA a colaborar em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), responsável pelo processo de selecção dos beneficiários.